quarta-feira, 28 de julho de 2010

Um pouco sobre a vida do Filósofo Platão



Platão, nascido em 428 a.C, foi o primeiro grande filósofo do período clássico. Ele desenvolveu em seus diálogos uma reflexão profunda sobre assuntos que mais tarde se tornariam centrais para o pensamento filosófico. Platão foi também discípulo de outra grande e conhecida figura, que nada escreveu Sócrates (470 – 399 a.C) e o transformou em personagem principal em grande parte de seus diálogos. Além de Sócrates, Platão foi também influenciado pela filosofia dos pré-socráticos, Parmênides e Heráclito.
Em suas diversas obras, Platão vai mudando o estilo de pensamento. Nos primeiros diálogos dele, os pensamentos dele se encontram aparentemente bem próximas aos de Sócrates, daí o nome “diálogos socráticos”. Um pouco depois de 400 a.C, Platão viajou à Sicília de onde retornou em 388 a.C. Em 387 a.C, fundou sua primeira escola em Atenas, e a partir daí, começou a se afastar dos pensamentos de seu antigo mestre, e desenvolveu sua própria filosofia, onde a ideia central é a teoria das Formas ou Ideias.
O seu modo de pensar muda frequentemente de modo significativo. Por exemplo, nos diálogos socráticos ele passa um estilo mais dramático e são geralmente inconclusivos, seguindo o pensamento de Sócrates. Já os diálogos onde Platão expõe a teoria das Ideias, têm um estilo mais expositivo perdendo muito seu caráter dramático.
Dentre de seus muitos diálogos estão: “Apologia de Sócrates”, “Críton”, “Protágoras”, “O Banquete”, “Mênon” e “A República”.
Platão morreu em 348 a.C deixando um imenso legado culturalmente e filosoficamente falando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário